MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

OS INSETOS MAIS PERIGOSOS DO PLANETA.

    

Os insetos mais perigosos do planeta.

Mesmo existindo diversas listas que mostram quais são os insetos mais perigosos, os especialistas em insetos, conhecidos como entomologistas, nunca conseguiram definir uma lista exata mostrando quais são os mais perigosos do planeta.  O que dificulta, porém, é que existem mais de 1 milhão de insetos já descobertos, sendo que 10 milhões ainda não foram catalogadas.

A classe dos insetos, denominada Insecta, sozinha, representa três quartos de toda a vida animal presente no planeta Terra. Definitivamente não é pouco. Mas a quantidade não é o único obstáculo para se chegar a lista dos mais perigosos, pois nem todos oferecem o mesmo tipo de risco. Na lista apresentada abaixo, existe três grupos de insetos, os que transmitem doenças, os venenosos e os que são considerados como pragas.

A pesquisa foi realizada pelo o biólogo Osmar Malaspina, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) , de Rio Claro (SP).

Confira abaixo a lista dos insetos mais perigosos do planeta:

Os maiores transmissores de doenças.

Aedes aegypti
Velho conhecido dos brasileiros, esse mosquito transmite a dengue e a febre amarela. Segundo a OMS, o número de vítimas da dengue somam 100 milhões por ano.

Anopheles Darlingi
Este mosquito transmite a malária, doença que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo.

Panstrongylus megistus e Triatoma infestans
Conhecido como barbeiro, esse inseto transmite a doença de Chagas. O protozoário Tripanosoma cruzi, presente nas fezes dessas espécies, entra no sangue pelas feridas abertas pelo inseto.

Os mais venenosos.

Lonomia obliqua
Esta espécie de taturana possui o corpo coberto de pelos espinhosos que soltam um veneno altamente perigoso. Se ingerida numa pessoa, a substância provoca uma coagulação e causa hemorragias que podem levar a morte. Na região Sul e Sudeste o inseto é muito comum.

Vespa-mandarina
Junto com as abelhas, as vespas matam mais humanos do que qualquer outro animal peçonhento. Das 500 espécies de vespa, cerca de 300 são venenosas. A mais perigosa é da espécie mandarina que mede cinco centímetros e voa a mais de 30 km/h.

Apis mellifera
As populares abelhas parecem inofensivas, mas quando atacam em bando são altamente perigosas. Se um indivíduo receber várias ferroadas, o excesso de veneno pode causar insuficiência renal, anemia aguda e a morte.

As maiores pragas.

Beamisia tabaci
Conhecidas como mosca branca, esse inseto já foi visto se reproduzindo em 506 espécies vegetais, incluindo o tomate e o algodão. O bicho tem esse nome por causa de sua cor esbranquiçada e é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.

Schistocerca gregaria e Locusta migratória
Á séculos que os gafanhotos atacam em lavouras de todo o mundo e estas são as mais destruidoras. Uma nuvem podem haver mais de 50 milhões de indivíduos que chegam a consumir 80 toneladas de vegetação por dia.

Formiga do gênero Atta
Considerada por muitos especialistas a pior praga da agricultura brasileira, a saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros. Elas vivem apenas nas Américas.





Fonte: www.manualdoscuriosos.com.br