MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

CONTROLADORES DE PRAGAS URBANAS PARTICIPAM DE SEMINáRIO EM CASCAVEL NO PARANá.

    

Foi realizado no último dia 30 de novembro de 2016 o II Seminário: Controladores de Vetores e Pragas Urbanas do Oeste e Sudoeste do Paraná, na cidade de Cascavel, em uma parceria entre CRBio7, APRAV e as empresas Técnigran e Bequisa.
Além de conhecer novas tecnologias de produtos e aplicação apresentados pela Bequisa, os seminaristas tiveram a oportunidade em participar de treinamentos específicos e práticos com a Bióloga e Entomologista Urbana Juliana Pereira, pesquisadora da Bequisa. Juliana enfatizou em sua palestra a importância do conhecimento biológico de cada espécie, seu comportamento e papel no meio ambiente, mostrando que para se ter um resultado satisfatório no controle, precisamos compreender e conhecer o que estamos combatendo. “As pragas urbanas evoluem, os fabricantes e suas formulações também, agora é a nossa vez de evoluir, mas com responsabilidade e segurança, pois nosso público merece e espera de nós esta evolução” disse a pesquisadora durante o Seminário. Juliana mostrou na teoria a biologia de roedores, formigas e baratas, além de apresentar todas as soluções para o controle, já na parte prática realizou aplicações localizada sobre superfícies e arena de ensaio para mostrar o resultado e reações das baratas com diferentes métodos e produtos.

Já Dra Clair Aparecida Viecelli que é RT da Dedetizadora Brio Limp, pesquisadora, professora do Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz e da PUCPR. Além de ser coordenadora dos projetos de educação continuada também na PUCPR, levou até os participantes a palestra “Desafios na identificação dos focos do Aedes aegypti”. Com uma didática avançada e moderna a professora mostrou a importância no controle ao mosquito, que é uma das maiores ameaças de endemia mundial. De forma objetiva mostrou o ciclo biológico, hábitos, habitat e principalmente as formas e os pontos estratégicos de controle.
Divididos em grupos, a Dra Clair levou os participantes a campo e foram aprender na prática a identificar pontos estratégicos onde o mosquito pode ovipositar, e adotar as medidas corretivas para o controle. “ Estamos nesta guerra com o mosquito a mais de 100 anos e hoje mais do que nunca após as mudanças de legislação, nós, os controladores de pragas profissionais, temos a responsabilidade em contribuir no controle, mas tem um detalhe, nós não podemos errar” argumentou a Drª em seu tema. Para o biólogo Paulo Luciano da Silva, conselheiro do Crbio7, a profissionalização e a qualificação do setor junto com o compromisso da preservação do meio ambiente também é compromisso do CRbio7 que tem por objetivo apoiar eventos desta magnitude. 
Com um público seleto composto somente por profissionais que atuam no controle de vetores e pragas urbanas entre técnicos, responsáveis técnicos e empresários. Um dos organizadores do evento Hamilton Viganó Neto que é Coordenador de Vendas da Bequisa enfatizou “Superou as expectativas, um clima muito bom e agradável entre empresas e participantes, não tenho nem palavras para agradecer”. Vigano também enalteceu a qualidade dos palestrantes e seus temas  “trabalhos práticos e dinâmicos agregou muito conhecimento para os presentes e os despertou para um segmento de atuação que irá agregar muito valor ao trabalho desses profissionais”. Hamilton garantiu de forma entusiasmada a presença da Bequisa  nos próximos seminários juntamente com a Técnigran que é distribuidora dos produtos para o sul do Brasil.

O Seminário contou com 65 participantes e 21 empresas controladoras de pragas urbanas. 

Fotografias de Valdecir Viecelli e Gabriel Rocha.

Revisão: Fabio Giongo



Fonte: Por Nelson Pagno Moreira