MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

MORCEGOS

    

Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar, pertencem à classe Mammalia e à ordem Chiroptera, nome que se origina do grego chiro = mão e ptero = asa, mão em forma de asa. Eles existem há 50 milhões de anos. A Chiroptera é a segunda maior ordem em número de espécies conhecidas (mais de 980 formas), somente superada pela ordem Rodentia à qual pertencem os ratos e cutias, por exemplo.

Os morcegos têm uma grande capacidade de adaptação a diversos ambientes (só não são encontrados em lugares muito frios como, por exemplo, os pólos) e enorme variedade de formas e tamanhos. O maior morcego do mundo é o megaquiróptero, habita na Ásia, alimenta-se de frutas, pesa mais de 1 kg e sua envergadura pode ultrapassar os 2 metros. O menor deles é o morcego focinho-de-porco, vive na Tailândia e sua envergadura é de 15 cm.

A alimentação destes animais é bastante variada de acordo com a espécie, existem os que se alimentam de frutas, de folhas, peixes, aranhas, escorpiões, ratos, alguns bebem néctar e há os hematófagos (aqueles que se alimentam de sangue) estes últimos são encontrados no continente americano. A necessidade diária de comida para estes animais é de aproximadamente a metade do seu peso.

A maioria dos morcegos possui um sistema de localização chamado ecolocalização, que complementa os cinco sentidos que nós humanos também temos. A ecolocalização consiste na emissão, pela boca ou narinas, de ondas ultra-sônicas que, quando atingem um objeto, retornam como um eco cuja freqüência é menor, assim, o morcego é capaz de saber a que distância o objeto está e pode decidir se aproximar ou se afastar dele. Isto permite ao animal o vôo no interior de cavernas ou de lugares escuros.

Os morcegos, dependendo da espécie, têm um período de gestação que varia de 2 a 7 meses. Os insetívoros apresentam uma gestação de 2 a 3 meses. Nos que se alimentam de plantas (fitófagos), a gestação dura de 3 a 5 meses. Finalmente a gestação mais longa é a dos hematófagos, cujos filhotes esperam cerca de 7 meses para nascer.

Os morcegos são importantes na cadeia alimentar (alguns são agentes polinizadores), suas fezes são um ótimo adubo. Eles são um controle natural de insetos e ratos. Existe na saliva do morcego vampiro uma substância anti-coagulante que poderá auxiliar os médicos no tratamento de doenças vasculares. Algumas espécies podem ajudar a controlar pragas na agricultura.



Fonte: http://www.infoescola.com/animais/morcego/