MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

BARBEIROS

    

Os barbeiros são insetos conhecidos das populações rurais de várias regiões do Brasil. Existem mais de 100 espécies de barbeiros, algumas vivem somente na mata, mas outras se adaptaram totalmente às casas, geralmente pretos ou acinzentados, possuem manchas vermelhas, amarelas ou alaranjadas ao redor de seu abdômem. 

Os barbeiros são hematófagos (se alimentam de sangue). Para se alimentarem, os barbeiros utilizam sua tromba (que funciona como uma agulha). Esta é introduzida através da pele do animal de que ele vai se alimentar, e por ela suga o sangue.

Para que suas vítimas estejam quietinhas ele prefere atacar durante o sono, para não acordar a vítima, a picada do barbeiro não é dolorosa, mas acompanhada de pequena coceira. O barbeiro possui, em sua saliva, uma substância que anestesia o local onde introduz sua tromba.

Os barbeiros podem ser transmissores da Doença de Chagas, o micróbio da Doença de Chagas parece não afetar os barbeiros contaminados, um barbeiro vive em média de um a dois anos. A fêmea coloca 1 a 2 centenas de ovos, que demoram 4 semanas para abrirem e nascerem as larvas (alguns dias depois ela já sairá à procura de sangue).

Após sua primeira refeição a larva sofrerá mudanças em seu corpo, com perda de sua pele também chamada casca. Este fenômeno chama-se muda e serve para possibilitar que o inseto sofra algumas transformações e aumente o seu tamanho, enquanto a nova casca ainda está mole e flexível.

O barbeiro passa ao todo por cinco mudas, até atingir o estágio adulto. Esse se diferencia dos anteriores pelo seu maior tamanho, pela presença de asas completas e pelo aparelho sexual totalmente desenvolvido, portanto apto à procriação.

A fêmea adulta diferencia-se do macho pela presença de uma protuberância em sua extremidade traseira, denominada ovopositor, seus inimigos naturais são algumas formigas e abelhas, certos tipos de insetos predadores, galinhas, outras aves e o próprio homem.

O nome científico do Barbeiro é Triatoma Infestans, sendo uma espécie que pertence à família Reduviidae. Pode ser encontrado em diversos países, como Bolívia, Brasil, Peru, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. E quando se conhece esse inseto, dificilmente  é confundido com outra espécie.



Fonte: http://www.ninha.bio.br