MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

ABELHAS - INTRODUçãO.

    

As abelhas são insetos que pertencem a Ordem Hymenoptera mesmo grupo das formigas e vespas. Elas são um dos insetos mais importantes para o homem pois seus produtos são de grande utilidade como o mel, o própolis, a geléia real e a cera.
As abelhas pertencem à superfamília Apoidea que inclui mais de 20.000 espécies, divididas em 10 famílias. Existe uma variedade de cores e formas com tamanhos que variam de 2 a 39 mm de comprimento.
No Brasil existem dezenas de abelhas nativas, todas elas muito importantes nos ecossistemas como polinizadoras de diversas plantas. Os nomes comuns variam de região para região e podemos citar alguns: Abelha-achopé, Abelha-africana, Abelha-europa, Abelha-brava, Abelha-cachorro, Jatai, Irapuá, Mombuca, Moçabranca, Mandaçaia, Uruçu, Jandira, Mirim, Mosquito, entre outros. 
Algumas abelhas não possuem ferrão e pertencem à família Meliponidae. Muitas espécies são criadas para a retirada de produtos como a abelha Jataí. Algumas das abelhas que amedrontam pessoas são as mamangabas, grandes e peludas. As espécies brasileiras são, na maioria das vezes, de coloração negra com áreas amareladas no corpo.



Fonte: http://pragasonline.com.br/