MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

CONTROLE BIOLóGICO DE PRAGAS

    

Bióloga Dra. Clair Aparecida Viecelli*
 Biólogo Esp. Nelson Pagno Moreira**
Graduanda em Biologia Ulyana Meister de Resena***
 
*Diretora Técnica da Dedetizadora Brio Limp
** Diretor Administrativo da Dedetizadora Brio Limp
***Bolsista de Pesquisa da Dedetizadora Brio Limp
   O Brasil é considerado um dos países mais importantes na agricultura com sua elevada comercialização de grãos e frutos, tanto para fora do país, como no próprio território. Com extensa area de monocultivo, incidência de pragas são comuns, especialmente pela característica subtropical que favorecem a reprodução. Contudo, uma forma de combater esse problema é com o controle biológico, que pode ser associado ou não com o controle químico.
   E você, sabe o que é controle biológico? O controle biológico de pragas é um controle que acontece naturalmente na natureza, para assim ter uma regulação de insetos, artrópodes, microrganismos etc., através de inimigos naturais ou parasitas naturais daquele meio. No século III antes de Cristo, os chineses já observavam as formigas predadores reduzindo a população da praga do citrus de formal espontânea.
   O controle biológico possui diversas vantagens no seu uso, como por exemplo, possui características de especificidade, por matar apenas a praga em questão e traz resultados eficientes. Porém, como todo produto, também possui desvantagens, mesmo que poucas, como não vai matar a praga na hora da aplicação/liberação, mas sim depois de uns dias, diferentemente do controle químico que mata no momento da aplicação.
   O controle biológico pode ser feito de diferentes formas, a partir de parasitoides, predadores ou até mesmo com microrganismos entomopatogênicos como bactérias, fungos e vírus. Já são inúmeros resultados obtidos, como por exemplo uso a partir de Bacillus thuringiensis israelenses (Bti) para controle de larvas de mosquitos da dengue, mosquitos borrachudos e pernilongos comuns.  E o melhor, não causa prejuízo para os peixes e nem para as pessoas. Outro exemplo de sucesso foi o uso do fungo Beauveria bassiana para o controle da broca da bananeira.
   É certo que os profissionais das áreas urbanas e rurais precisam conhecer, adaptar e estudar mais sobre o controle biológico, por ser um controle em expansão. Precisa de análise constante, semanalmente, da área de plantio, conhecer sobre os insetos e artrópodes que estão ali na sua lavoura, horta, casa, condomínio ou empresa e identificar a espécie. Informações de classificação como se eles são fitófagos (se alimentam da planta) ou predadores de outros insetos, também são importantes para determinar a melhor ação.
   Na Brio Limp, empresa especializada no controle de vetores e pragas sinantropicas urbanas, realizamos o manejo do controle integrado de pragas com o uso de produtos químicos, biológicos e alternativos.
 
 
Referências Bibliográficas
 
DE ALMEIDA, A. M. B. et al. Seleção de isolados de Beauveria bassiana para o controle de Cosmopolites sordidus (Germar, 1824) (Coleoptera: Curculionidae). Arquivos do Instituto Biológico, v. 76, p. 489-493, 2021.
DE MORAES, G, J; BERTI FILHO, E. Controle biológico de pragas no Brasil. Revista USP, n. 64, p. 144-155, 2005.
 



Fonte: Dedetizadora Brio Limp