MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

MEDIDAS QUE AJUDAM CONTROLAR MOSCAS

    

Medidas que ajudam controlar moscas

Bióloga Dra. Clair Aparecida Viecelli*
 Biólogo Esp. Nelson Pagno Moreira**
Graduanda em Biologia Ulyana Meister de Resena***
 
*Diretora Técnica da Dedetizadora Brio Limp
** Diretor Administrativo da Dedetizadora Brio Limp
***Bolsista de Pesquisa da Dedetizadora Brio Limp

   Com a chegada do calor, o número de moscas cresce em nossas casas. As moscas se atraem por lixos, restos de comidas, animais em decomposição dentre outros alimentos, por isso são consideradas tão nojentas, além disso, podem ser transmissoras de diversas doenças. Elas fazem parte da mesma ordem que os mosquitos, pernilongos, borrachudos, existindo mais de 120 mil espécies dessa ordem (GALLO, 2002, p. 80-81).
   As moscas passam pelo processo de holometabolia durante seu ciclo de vida, ou seja, elas botam ovos que eclodem larvas, viram pupa e enfim formam moscas adultas. As fases não competem por alimento, porque, por exemplo, as larvas vão se alimentar de raízes de plantas, troncos de arvores (fazendo galerias) e já as moscas adultas se alimentam de néctar, suor, o que for liquido ou pastoso (GALLO, 2002, p. 80).
   Você sabia que um par de asa delas é atrofiado? Elas possuem o primeiro par de asa servindo para voar e o segundo par de asa é atrofiado servindo somente para o equilíbrio (GALLO, 2002 p.79). E você já tentou matar uma mosca e elas acabaram voando? Elas são ágeis, possuem olhos compostos por pequenos olhos, chamados omatídios. Existem muitos omatídios para cada olho, dando a elas uma excelente visão para todos os lados (KÖBERLE, 2005, p. 112).
   A mosca-doméstica pode ser transmissoras de diversas doenças, sendo capaz de contaminar os alimentos. A mosca lambe-olhos é capaz de transmitir conjuntivite (GALLO, 2002, p. 79). Porém, não é só apenas as moscas adultas que podem nos fazer mal, mas também as larvas. As larvas da mosca do berne no qual é um parasita de animais e também do homem, causa miíase (uma inflamação que se assemelha com o furúnculo) (GALLO, 2002, p. 79).
   A partir das informações disponibilizadas no texto, alerta-se para os cuidados básicos de contaminação de alimentos por moscas. É necessário arejar bem o local e manter-se sempre limpa a cozinha (local onde pode haver proliferação de moscas), atentar-se ao acúmulo de matéria orgânica que pode ser um atrativo para elas. As barreiras químicas auxiliam no controle em todas as fases de desenvolvimento, garantindo um controle eficiente. E em casos de doenças transmitidas por moscas ou larvas, procurar atendimento médico para um diagnostico rápido e tratamento correto.

Referências Bibliográficas
 
KÖBERLE, R. Física biológica: o duto óptico da mosca. Revista USP, n. 66, p. 112, 2005.
 
GALLO, D.; NAKANO, O.; SILVEIRA NETO, S.; CARVALHO, R. P. L.; BATISTA, G. C.; BERTI FILHO, E.; PARRA, J. R. P.; ZUCCHI, R. A.; ALVES, S. B.; VENDRAMIN, J. D.; MARCHINI, L. C.; LOPES, J. R. S.; OMOTO, C. Entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ, p. 79-81, 2002.
 



Fonte: Dedetizadora Brio Limp