MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

CARUNCHOS DE GRãOS ARMAZENADOS SITOPHILUS SPP. (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE

    

Bióloga Dra. Clair Aparecida Viecelli*
 Biólogo Esp. Nelson Pagno Moreira**
Bióloga Mestranda Isabela Fetter***
 
*Diretora Técnica da Dedetizadora Brio Limp
** Diretor Administrativo da Dedetizadora Brio Limp
***Bolsista de Pesquisa da Dedetizadora Brio Limp

 

            O termo “caruncho dos grãos” ou “caruncho dos cereais” refere-se a um complexo de duas espécies de besouros, Sitophilus oryzae e Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae), considerados pragas primárias de grãos, podendo causar danos no campo e no produto final armazenado (ROSSETO, 1969; LORINI et al., 2015). É uma praga muito importante pois, além de apresentar um grande potencial reprodutivo (aproximadamente 280 ovos por fêmea) ataca diversas espécies de alimentos como trigo, milho, arroz e cevada, afetando o peso e a qualidade do produto final (TREMATERRA, 2009; LORINI et al., 2015).  
            Além de serem importantes pragas de grãos, Botton et al (2005) apontam também a ocorrência de S. zeamais causando danos a plantações de videiras, gerando perfuração das bagas e favorecendo a proliferação de bactérias. Nornberg (2012) apontou também que S. zeamais utiliza pêssego e maçã como hospedeiros alterantivos para oviposição e desenvolvimento, causando danos também a pomares de pessegueiro e macieira.
            Segundo Lorini (2015), inúmeras pragas de produtos armazenados (incluindo S. oryzae e S. zeamais) já desenvolveram resistência a alguns inseticidas. Sendo assim é evidente que a aplicação do produto e tratamento do ambiente deveria ser feita por profissionais, seguindo as recomendações de segurança e monitoramento necessário para o controle efetivo da praga e redução das chances de desenvolvimento de resistência.
            O controle de carunchos (S. oryzae e S. zeamais) em ambientes de armazenamento de alimentos depende de tratamento na matéria prima e no ambiente. Monitoramento da infestação é importante para decisões de quando e como agir.
Referências Bibliográficas
 
BOTTON, M.; LORINI, I.; AFONSO, A. P. S. Ocorrência de Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae) Danificando a Cultura da Videira no Rio Grande do Sul. Neotropical Entomology, v. 34, n. 2, p. 355 – 356, 2005.
 
LORINI, I.; KRZYZANOWSKI, F. C.; FRANÇA-NETO, J. B.; HENNING, A. A.; HENNING, F. A. Manejo integrado de pragas de grãos e sementes armazenadas. Brasília, DF: Embrapa soja, 2015.
 
NORNBERG, S. D. Bases para o manejo de Sitophilus zeamais Motschulsky, 1855 (Coleoptera: Curculionidae) em pomares de pessegueiro e macieira. Tese de doutorado (Programa de Pós-graduação em Fitossanidade) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
 
ROSSETO, C. J. O complexo de Sitophilus spp. (Coleoptera: Curculionidae) no estado de São Paulo. Boletim Científico do Instituto Agronômico do Estado de São Paulo, v. 28, n. 10, p. 127 – 148, 1969.
 
TREMATERRA, P. Preferences of Sitophilus zeamais to different types of Italian commercial rice and cereal pasta. Bull. Insectology, v. 62, n. 1, p. 103 – 106, 2009.
 
 



Fonte: Dedetizadora Brio Limp