MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

ARANHAS VENENOSAS

    

Aranhas Venenosas
 
Bióloga Dra. Clair Aparecida Viecelli*
 Biólogo Esp. Nelson Pagno Moreira**
Graduanda em Biologia Ulyana Meister de Resena***
 
*Diretora Técnica da Dedetizadora Brio Limp
** Diretor Administrativo da Dedetizadora Brio Limp
***Bolsista de Pesquisa da Dedetizadora Brio Limp
 
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, as aranhas não são insetos. Isso mesmo, elas possuem 4 pares de pernas e os insetos possuem apenas 3 pares, entre outras diferenças. Fazem parte da Classe Chelicerata, subclasse Arachnida e da ordem Araneae. Como o nome da classe já diz, elas apresentam queliceras que são os primeiros apêndices na região da cabeça, aquelas “pernas curtinhas” em formato de pinças. Existe mais de 40.000 espécies de aranhas descritas (BRAZIL, et al. 2009).
    Posterior as queliceras, temos os pedipalpos no qual é semelhante a uma perna, mas que possuí outras funções como a de segurar suas presas e manipular seus alimentos. E você, sabia que é possível diferenciar as aranhas fêmeas dos machos por esses pedipalpos? O final do pedipalpo dos machos apresenta um formato mais oval, uma vez que na hora da copula ele irá usá-los para pegar os espermatozoides e introduzi-los na fêmea. E os pedipalpos das fêmeas será mais afilado, não apresentando essa forma oval na ponta, assemelhando com uma perna locomotora.
    Muitas aranhas usam as queliceras para injetar veneno e, assim, conseguir se alimentar. E você, sabia que as aranhas não comem suas presas? Elas soltam seu veneno, para paralisara-las e então, enzimas digestivas irá decompor as partes orgânicas do animal capturado, assim, ela sugará esse delicioso suco de presa.
    Conforme o Ministério da Saúde (2021), no Brasil as aranhas de importância para a saúde pertencem a três gêneros: Loxosceles: chamadas de aranha-marrom, elas não são agressivas, picam apenas quando são comprimidas contra o corpo. As Phoneutria: aranha-armadeira. São bastante agressivas, quando se sentem ameaçadas pulam até 40 cm de distância. E Latrodectus: viúva-negra, que também não são agressivas.
    As aranhas exploram praticamente todos os ambientes terrestres e aquáticos, por isso, muitas pessoas acabam sofrendo com picadas. Segundo a Secretária do estado do Paraná (SESA), cerca de 5000 pessoas são picadas anualmente. Os sintomas são: vermelhidão, dor ou coceira, febre, inchaço no local.
    Algumas medidas precisam ser tomadas para que isso não se torne um maior agravante. Após ser picado, o Ministério da saúde recomenda, higienizar bem o local com água e sabão, compressas com água quente pode ajudar aliviar a dor. Sendo de extrema necessidade ir até o médico. Ressaltamos ainda que não é recomendado a aplicação de folhas, urina ou outras maneiras não comprovadas, no que pode causar maiores complicações, como uma infecção.
    E ainda para evitar e prevenir acidentes indesejáveis recomenda-se manter o quintal sempre limpo. Não deixar que acumule entulhos e folhas secas. Fazer sempre dedetização periodicamente e fique atento a qualquer sinal de animais peçonhentos com a chegada do verão.
    A Brio Limp é uma empresa especializada no controle profissional de pragas urbanas, com responsáveis técnicos biólogos Pós-graduados, atuando com responsabilidade e segurança no manejo integrado de pragas, principalmente no controle de peçonhentos como aranhas e escorpiões, com experiencia de quase 20 anos no segmento.
 
 
Referências Bibliográficas
 
BRAZIL, Tania K. et al. Aranhas de importância médica do Estado da Bahia, Brasil. Gazeta Médica da Bahia, v. 79, n. 1, 2009.
 
BRUSCA, R. BRUSCA, G. Invertebrados. Rio de Janeiro. 2ª edição. P. 685. 2007.
 
Paraná. Governo do Estado. Secretária da saúde. Acidentes por aranhas. Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Acidentes-por-Aranhas> Acesso: 11 de setembro de 2021.
 
 



Fonte: www.briolimp.com