MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

TODOS CONTRA OS BORRACHUDOS

    

TODOS CONTRA OS BORRACHUDOS
 
Combate ao bichinho que mede milímetros, mas incomoda muito, exige mobilização de entidades.
Em 2019, o Sindicato Rural de Cascavel montou um comitê gestor, formado por diversas entidades, como Sanepar, Unioeste, Prefeitura de Cascavel e Governo do Paraná, entre outras
Além de produtores rurais da região, para resolver o problema de infestação de pequenos insetos conhecidos como borrachudos.  
Diversas reuniões foram realizadas, técnicos de Londrina foram contratados e vieram prestar assessoria ao grupo, além de pesquisas realizadas sobre projetos semelhantes desenvolvidos em São Paulo e no Rio Grande do Sul. O melhor caminho encontrado foi a aplicação do BTI, produto biológico com ação exclusiva nas larvas do borrachudo.
Os   resultados registrados até agora têm sido bastantes satisfatórios, A infestação diminuiu em mais de 80% e o projeto terá continuidade. Nesta etapa, mais de 50 famílias foram beneficiadas, garantindo o bem-estar da população do campo.
Além de preservar os agricultores das picadas, a batalha contra o inseto também alivia os animais que estão sendo severamente atacados. “Animais estressados produzem menos”, afirma Paulo Orso, presidente do sindicato. Clair Viecelli, bióloga responsável pelo o projeto também está engajada na causa.
 
O Produto
A aplicação de BTI teve que seguir rigorosamente as orientações técnicas para apresentar o resultado esperado. Cada proprietário rural foi encarregado de aplicar o produto que será fracionado como forma de garantir a segurança. A proliferação do mosquito aconteceu devido a um desequilíbrio ecológico e excesso de matéria orgânica no rio, além da falta de predadores naturais.
 A base de produtos é uma bactéria, o BTI, que mate a larva do inseto. O inseticida é diluído em água na proporção adequada e espalhado pelo riacho. Em poucos segundos, forma-se uma espuma. Segundo estudos da Embrapa, o inseticida não faz mal à saúde das pessoas, de peixes e de outros animais.
Texto e publicação de Jairo Eduardo. Revista Pitoco.
 
 
Referencia:
Revista Magazine Pitoco. Cascavel, 23 de julho de 2021 – Ano XXV – No 2.305.
 
 



Fonte: www.pitoco.com.br