MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

CONTROLE DE BORRACHUDOS EM CASCAVEL

    

Em reunião realizada na tarde de ontem (17/06) na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para atender uma demanda da população, estiveram presentes representantes da Poder Publico, Pesquisa e Sociedade Civil, para debater e elaboração de um Plano de Manejo para o Controle dos Borrachudos no Município, contemplando áreas urbanas e rurais.

Levantou-se questionamento da melhor pratica e solicitou para ser avaliado o Projeto elaborado pela Vigilância Ambiental de Cascavel através do Dr. Luiz Eduardo e sua equipe que relatou das proposições para o início das atividades, os presentes estarão avaliando todo o projeto para apresentar sugestões.

Com a publicação da LEI nº 6.971 de 11 de abril de 2019, que institui a Politica Municipal de Recursos Hídricos, terão o suporte do município para as ações, e possibilita a nomeação do Grupo de Trabalho e o envolvimento de toda a Comunidade nas discussões e execução das Ações.

Com certeza o bom andamento do Projeto só se dará com o envolvimento de toda a comunidade, na avalição criteriosa em cada localidade, os pontos mais críticos e ações emergências com um Cronograma detalhado das responsabilidades.

O Projeto contempla as ações de manejo ambiental, de forma a evitar a proliferação exagerada dos Borrachudos, que impactam negativamente com sua presença, pelo desconforto de suas picadas, afastando as pessoas da área rural.

Estão previstas as ações de capacitação para medição da vazão dos corpos hídricos, limpeza das margens e dos rios, identificar as fontes de poluição que oferecem matéria orgânica e outros contaminantes, educação sócio/ambiental, para posterior aplicação de produtos no Controle.

Nesta primeira etapa contamos com a da Unioeste, Sindicato Rural, Emater, Secretaria da Saúde e Vigilância Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente, representante de empresas privadas que trabalham no Controle e da Unidomi/Syngenta que distribui o BTI, produto biológico para o Controle dos borrachudos.

A criação deste Grupo de trabalho multisetorial deu continuidade ao trabalho inicial e com adesão de mais entidades no futuro próximo.



Fonte: https://www.pragaseeventos.com.br/administracao-e-