MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

TIPOS DE MICRORGANISMOS

    

Bactérias
São organismos relativamente simples, formados por uma única célula. Bactérias são denominadas procariotos, significando que o matreial genético não esta envolvido por uma menbrana nuclear.
As bactérias aparecem em diferentes formatos. Os mais comuns são: Bacilos (em forma de bastão), cocos (forma ovalada), espirilos (com o formato em espiral) e os vibriões (em forma de virgula). Algumas ainda podem ter forma de estrela e retangular.
Arranjos
As bactérias quando estão unidas podem ser vistas a olho nu, formando arranjos ou colônias. Alguns tipos são, cocos, estafilococos, diplococos, estreptococos, tetrades, sarcinas, bacilo, diplobacilo, estreptobacilos e cocobacilo.

Fungos
São organismos eucariotos, em que as células possuem um núcleo definido envolto por uma membrana nuclear. Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares.  
Fungos pluricelulares grandes podem ser confundidos com plantas, mas não são capazes de realizar fotossíntese. Um exemplo são os cogumelos.
Os verdadeiros fungos possuem a parede celular composta principalmente por uma substância chamada de quitina.
Alguns fungos são benéficos e importantes para na cadeia alimentar, pois decompõem vegetais mortos reciclando elementos vitais. 
As leveduras são os fungos unicelulares , microrganismos ovais, maiores que as bactérias. Os fungos mais típicos são os bolores. Os bolores formam uma massa vísivel chamada de micélio, composta de longos filamentos (hifas) que se ramificam e se expandem.
Os fungos podem reproduzir-se sexuadamente ou assexuadamente. Eles obtêm seus alimentos absorvendo soluções de matéria orgânica de seu ambiente, que pode ser o solo, a água doce, um animal ou planta hospedeira.

Protozoários
São microrganismos unicelulares eucarióticos. Eles se movimentam através de peseudópodes, flagelos ou cílios.
Os protozoários possuem um variedade de formas e vivem tanto como entidades livres quanto como parasitas, que absorvem ou ingerem compostos orgânicos de seu ambiente. Os protozoários podem reproduzir-se sexuadamente ou assexuadamente.

Algas
São eucariotos fotossintéticos com uma enorme variedade de formas e com os dois tipos de reprodução, sexuada e assexuada. As algas de interesse para os microbiologistas são normalmente unicelulares .
A parede celular de muitas algas, assim como das plantas, é composta de celulose. As algas são abundantes em água doce ou salgada, no solo e em associação com plantas. Como fotossintetizadoras, as algas necessitam de luz e ar para a produção de alimentos e para seu crescimento, mas geralmente não necessitam de compostos orgânicos do ambiente.
Como resultado da fotossíntese, as algas produzem oxigênio e carboidratos, que são utilizados por outros organismos, inclusive os animais. Dessa forma possuem um papel importante no equilíbrio da natureza.

Vírus
São muito diferentes dos outros grupos de micorganismos mensionados. Os vírus são tão pequenos que muitos somente são visualizados por microscópio eletrônico e são acelulares (não são células).
Estruturalmente, os vírus são muito simples, uma partícula viral contém um núcleo formado por um único tipo de ácido nucléico, DNA ou RNA. Esse núcleo é circundado por um envoltório protéico.
Todas as células virais possuem RNA ou DNA para poderem realizar as reações químicas e para se reproduzirem como unidades auto-suficientes. Os vírus só se reproduzem através da utilização da maquinaria de outros organismos. Dessa forma, os vírus são considerados vivos quando se multiplicam dentro das células que infetam. Nesse sentido os vírus são parasitas de outras formas de vida. Por outro lado, os vírus não são considerados como vivos porque fora de seus hospedeiros ficam inertes.



Fonte: sobiologia.com.br