MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

INSETOS FASCINAM BIóLOGO QUE FOTOGRAFA ESPéCIES EM DETALHES

    

O biólogo Victor Machado encontrou na fotografia de natureza uma forma de estimular a conservação ambiental e auxiliar na identificação das espécies.
Na cidade de Limeira, onde vive, sai duas vezes por semana para fazer os registros. “A fotografia é a melhor maneira que encontrei para catalogar e estudar a biodiversidade”, conta Victor, que se interessou ainda mais pelos cliques ao adquirir uma lente macro, ferramenta que garante o registro detalhado dos animais.
Machado mantém um acervo com cerca de mil fotos identificadas. A maioria dos cliques é de invertebrados. “O meu interesse pelos insetos surgiu logo na infância, quando descobri que é a classe que possui o maior número de espécies”, explica.

Mais de 800 mil espécies pertencem ao filo dos artrópodes (Arthropoda), no qual se inclui a classe dos insetos (Insecta). Esses invertebrados têm papel importante para a vida das plantas e dos seres humanos.
Ao consumir materiais em decomposição, os insetos colaboram para a melhoria do solo e auxiliam na polinização de plantas, na distribuição de sementes e no controle de pragas. Também possuem compostos importantes que atuam no progresso dos estudos de genética e na fabricação de medicamentos.
Entre as mais de 30 ordens de insetos Victor Machado destaca as borboletas, mas não deixa de registrar os outros animais. “Acho fascinante a variedade de vidas existentes no nosso Planeta. Gosto de encontrar espécies que ainda não registrei.”



Fonte: g1.globo.com