MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

Lá VEM CHUVA!

    

Lá vem chuva!

Insetos sentem a mudança da pressão atmosférica e se protegem para sobreviver.

Talvez você já tenha notado que, antes da chuva, algumas plantas fecham as pétalas das flores e dobram suas folhas. Espécies de formigas mudam de casa carregando seus ovos para lá e para cá, e alguns pássaros não voam tão alto no céu. Até as pessoas começam a sentir sinais – você já ouviu uma tia reclamando de dor nas articulações? Tudo isso acontece porque alguns seres vivos são, em diferentes graus, sensíveis a mudanças na pressão atmosférica.

Baseados no conhecimento popular e na observação da natureza, cientistas já perceberam que alguns insetos se comportam de maneira diferente quanto o tempo está para chuva. Mas, até então, ninguém tinha parado para pensar como isso mexia com o namoro desses animais!

Os pesquisadores Ana Cristina Pellegrino, Maria Fernanda Peñaflor e José Maurício Simões Bento, da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo, realizaram um estudo em que observaram o comportamento de acasalamento de três insetos diferentes: um besouro, uma mariposa e um pulgão. Eles descobriram que esses insetos ficam pouco interessados em encontrar parceiros para acasalar quando sentem pequenas mudanças na pressão do ar atmosférico – o que geralmente é aviso de chuva.

Durante a pesquisa, os cientistas ficavam de olho na previsão do tempo. Toda vez que ela anunciava chuva, corriam para observar o comportamento dos insetos e fazer alguns testes.

Um dos experimentos era colocar um casal de besouros separados por um pequeno labirinto. Quando o tempo estava bom, a fêmea exalava um cheiro – um feromônio, para ser mais exato – que atraía o besouro macho para acasalar. Mas, em dias chuvosos, ela não soltava cheiro nenhum. E nem ele parecia muito interessado em ir procurá-la!

Os cientistas acreditam que esse é um mecanismo de proteção: ao sentir que vem chuva no pedaço, os pequenos insetos precisam se proteger, e deixam o namoro para depois.

Afinal, se você pegar uma chuva forte voltando da escola porque esqueceu o guarda-chuva, poderá ganhar no máximo um resfriado – além da bronca da sua mãe, é claro. Mas já imaginou o que pode acontecer com seres muito menores que você? Para a maioria dos insetos que vivem no solo ou nas plantas, por exemplo, uma chuva de verão de alguns minutos pode ser um grande dilúvio!



Fonte: chc.cienciahoje.uol.com.br