MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

DE VAGALUME A BORBOLETA. DESCUBRA SETE CURIOSIDADES BEM INTERESSANTES SOBRE O MUNDO DOS INSETOS.

    

De vagalume a borboleta. Descubra sete curiosidades bem interessantes sobre o mundo dos insetos.

Há no mundo uma média de 200 milhões desses bichinhos para cada ser humano.

Se você sente nojo de insetos, não suporta ver nada se movendo com anteninhas que já tem vontade de dar aquela chinelada ou uma bela borrifada de inseticida, saiba que você não está só. Porém, é inegável que a vida desses serezinhos é bem curiosa. Quem nunca se pegou pensando por qual motivo as formigas andam em filas ou por que os vagalumes brilham no escuro? Essas e algumas outras dúvidas que em algum momento surgiram em sua cabeça estão solucionadas na galeria a seguir. Venha conhecer as respostas.

Por que as formigas andam em filas? 

Quando esse inseto encontra algum alimento deixa um rastro de feromônio no caminho de volta à colônia. Dessa forma, outras formigas que estejam com ela conseguem encontrar também o caminho de volta, além de reforçarem o rastro eliminando mais feromônios. Elas também andam em fila para encontrar a comida mais facilmente.

Para que servem as antenas dos insetos? 

As antenas são órgãos sensoriais que ajudam os insetos a sentir movimento do ar, vibração do som e, principalmente, odores e sabores.

Por que há insetos que voam em torno da luz? 

A grande maioria dos insetos noturnos se guia pela luz da Lua e usam sua claridade para não perderem o caminho de volta para casa. Como o Satélite está longe e as lâmpadas perto, os insetos acabam por se confundir, fazendo com que voem em espiral até, em alguns casos, colidir com a fonte de luz.

Qual é o inseto que mais mata humanos?

Por incrível que pareça, os mosquitos são os insetos que mais matam o homem no mundo. Eles são responsáveis por cerca de um milhão de mortes no mundo a cada ano. Isso ocorre porque os mosquitos transmitem várias doenças que podem ser fatais, como malária, dengue e febre amarela, por exemplo.

Por que as borboletas são coloridas?  

As asas das borboletas são coloridas para que elas possam se camuflar e, assim, se esconderem de possíveis predadores. A cor vermelha, por exemplo, indica para muitos deles que aquele inseto é tóxico e deve, portanto, ser evitado. Outra função é ajudar que machos e fêmeas da espécie se identifiquem e possam, portanto, se encontrar.

É verdade que muitos insetos aguentam carregar um peso muito maior do que aquele que eles mesmos têm?  

O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdômen. Além disso, todos eles têm duas antenas, três pares de patas articuladas e olhos compostos. Essa formação corporal aliada ao peso leve dos insetos facilita na hora de carregar objetos pesados. No reino animal, o ser que aguenta maior peso é um ácaro. O minúsculo Archegozetes longisetosus é capaz de levantar até 1.180 vezes o próprio peso. É como se um homem com cerca de 70 kg carregasse cerca de 80 toneladas. Já entre os insetos, o besouro rinoceronte é o mais forte, podendo erguer 850 vezes o próprio peso. Para um homem ter a mesma força desse bichinho, precisaria levantar aproximadamente 60 toneladas.

Por que os vagalumes brilham? 

Há no organismo desse inseto, também conhecido como pirilampo, quatro substâncias essenciais: oxigênio, luciferina, luciferase e o ATP (ativador trifosfato de adenosina). O último dos elementos citados, ATP, é essencial para o metabolismo das células de todos os seres vivos. No caso dos vagalumes é essa energia que será usada para emitir luz. A esse processo dá-se o nome de bioluminescência. Na primeira fase da vida dos insetos, ela é importante para ajudá-los a se defender de predadores ou para atrair outros insetos para que esses possam comer. Já na idade adulta a principal função da “luzinha” é atrair o sexo oposto na época de acasalamento.



 



Fonte: entretenimento.r7.com