MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

CURSO DE PóS-GRADUAçãO EM CIêNCIA DO SOLO DA PUCPR CAMPUS DE TOLEDO PRODUZ LIVRO.

    

Em sua quarta turma, o curso de Pós-graduação em Ciência do Solo da PUCPR Campus de Toledo, fez o lançamento do livro “Guia de deficiências Nutricionais em Plantas”. Em um formato totalmente atualizado e em forma de e-book disponível gratuitamente nas plataformas digitais buscando levar de forma mais direta e acessível aos profissionais do campo e ao produtor rural, que de forma simples e totalmente gratuita tem a possibilidade de ter um guia ilustrado rico em detalhes, mostrando todas as deficiências nutricionais das principais plantas cultivadas no Brasil, como soja, milho e feijão. O Guia é rico em fotografias que de forma direta possibilita o amplo reconhecimento das deficiências e suas causas na planta e desta forma ajudando de forma direta quem trabalha no campo.
A Pesquisadora e Coordenadora da educação continuada da PUCPR campus de Toledo, Dra Clair Aparecida Viecelli, foi enfática “procuramos aguçar a mente de nossas estudantes, os levando diretamente ao mundo da pesquisa, fazendo com que nossos discentes tenham consciência da importância das pesquisas no meio acadêmico e este Guia prova que a busca do conhecimento e especializações, quando realizados de forma seria e comprometida, traz benefícios a comunidade escolar e a toda comunidade em geral. Ao ser questionada sobre a abordagem do tema a Dra Clair argumentou que os últimos trabalhos relevantes e de referencia nesta área foram escritos em 1987 por  Grundon e em 2013 por Kumar e Sharma, ambos em inglês e com custos para aquisição. Dessa forma,  “estamos reescrevendo a historia, nossos alunos alem da especialização tem o privilégio ao concluir a pós graduação ter a autoria de um livro como este em seus currículos, com informações, ilustrações e e distribuição gratuita”.
Em Tempo. O Livro Guia de deficiências Nutricionais em Plantas pode ser baixado gratuitamente pelo link: http://briolimp.com/def.pdf
As inscrições para os cursos de pós graduação da PUCPR Campus de Toledo estão abertas pelo site: www.pucpr.br

Legenda do foto: No detalhe, sintoma de deficiencia de magnésio em milho.

Fotografia de Nelson Pagno Moreira



Fonte: Por Nelson Pagno Moreira.