MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

ARANHA DA CARA FELIZ.

    

Aranha da cara feliz.

A aranha, que mede apenas alguns milimetros, desenvolveu marcas bizarras no seu dorso, tendo a aparência de um rosto feliz (smiling face).

Os cientistas pensam que essa aranha, que tem o nome científico de Theridion grallator e é inofensiva para os humanos, desenvolveu esses padrões para confundir os predadores.

Ela está sob ameaça de extinção nas florestas tropicais do arquipélago do Havaí, no Pacífico.

O doutor Geoff Oxford, um expert em aranhas da Universidade de York disse: "Eu tenho que admitir que quando eu virei a primeira folha e vi uma delas, isso com certeza colocou um sorriso no meu rosto."

"Existem várias teorias para o porquê dessas aranhas terem desenvolvido as marcas que têm, umas delas é que elas servem para confundir os predadores. Quando um pássaro ou outro predador põem os olhos em uma presa que eles nunca viram antes, existe um momento antes de ele decidir se irão comê-la ou não. Pode ser por causa disso que essas aranhas desenvolveram essas variações para levarem vantagem nisso, no momento que o predador está se decidindo se aquilo é comida elas têm a chance de escapar.
Eu não acredito que um rosto feliz seja o suficiente para enganar um pássaro, mas seria bom se fosse verdade. Nem todas as aranhas de rosto feliz tem marcas tão intrigantes, e algumas são praticamente só laranja ou azul.
Essas aranhas só são encotradas nas regiões mais altas das florestas do Hawaii e estão sob ameaça devido à introdução de animais exóticos nas ilhas."

O doutor Oxford, que tem estudado essas aranhas desde 1993, disse que as marcas incomuns desses aracnídeos as tornaram um símbolo de todos os animais selvagens ameaçados de Havaí.

"Elas são as embaixadoras de todos os aracnídeos, insetos e outros invertebrados ameaçados no Hawaii," ele disse.

Conservacionistas as estão usando para destacar a situação das espécies nativas e você não consegue andar muito tempo nas ilhas sem vê-las em uma camiseta, luvas de baseball, cartões postais e até em caminhões guincho.

A fauna havaiana está ameaçada devido a todas as espécies de animais e plantas importados que são introduzidos lá a cada ano. Infelizmente a maioria das plantas e animais nas regiões mais baixas do Hawaii são exóticos e as pessoas devem ir as partes mais altas das florestas para encontras as espécies nativas.



Fonte: profraphaell.blogspot.com.br