MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

SAIBA COMO E POR QUE ATRAIR JOANINHAS PARA O SEU JARDIM.

    

SAIBA COMO E POR QUE ATRAIR JOANINHAS PARA O SEU JARDIM.

Além da grama verdinha, folhagens vistosas e lindas flores, o que também traz vida e beleza aos jardins são os insetos. Nada mal ter algumas abelhas, borboletas e besouros pela vizinhança, certo? Mas são as joaninhas que, a partir de hoje, você vai querer ter sempre por perto! Por que?

Além de embelezarem o jardim, elas são responsáveis por manter as pragas longe dali. Isso porque elas se alimentam principalmente de pulgões, bichos que sugam a seiva das plantas, enfraquecendo-as. Uma joaninha sozinha é capaz de se alimentar de 50 pulgões por dia! Ela também é eficiente ao combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e pequenas lagartas.

É por isso que as joaninhas são frequentemente utilizadas para realizar o controle biológico destas pragas em áreas de cultivo agrícola, dispensando, assim, o uso de insecticidas químicos que são tóxicos para o ambiente e para o homem.

Há cerca de 4,5 mil espécies de joaninhas que estão distribuídas por 350 gêneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça. As cores e pintinhas, aliás, servem como proteção para as joaninhas.

Como atraí-las?

A primeira coisa que você tem que fazer para atrair joaninhas é manter sua horta ou jardim livre de agrotóxicos, os famosos defensivos. Eles são tão tóxicos que, mesmo em doses bem baixas, matam diversos outros insetos além daqueles que deveriam combater. Entre eles estão joaninhas, abelhas e até pássaros, especialmente Beija-Flores.

As joaninhas comem todo o tipo de insetos, mas além disso precisam de uma grande fonte de pólen na sua alimentação. São atraídas por determinados tipo de plantas, mas principalmente pelas que têm flores em forma de copinho como é o caso das tulipas e lírios. Este tipo de flor capta água e mantém o ambiente fresco no seu interior, lugar que as joaninhas escolhem para fazer suas casas durante o verão.

Elas também se sentem atraídas por outros tipos de plantas entre as quais se destacam a erva doce, coentros, cominhos, cosmos, cenouras, gerânio e dente de leão.

Durante o outono e o inverno, as joaninhas hibernam em conjunto. Crie um ambiente propício para que elas se abriguem durante a hibernação. Use galhos e folhas secas, pinhas e/ou lascas de bambu. Deixe essa espécie de ninho em um local fresco e próximo às flores, lembre-se de borrifar um pouco de água pulverizada, de vez em quando.



Fonte: poracaso.com