MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

CUPINS. VOCê NãO VAI QUERER NA SUA CASA!

    

Cupim.

Existem milhares de espécies de cupins pelo mundo, mas apenas 10% delas costuma acarretar problemas ao homem – são os cupins xilófagos, ou que comem madeira.

Estes são causadores de grandes prejuízos, por comprometerem estruturas em madeira, comendo tábuas e móveis de dentro para fora – por isso, ao quebrar-se uma tábua que foi infestada, costuma-se perceber que os cupins fazem questão de manter uma casquinha da madeira. Basicamente os cupins nocivos ao homem se dividem em dois grandes grupos, os cupins de madeira seca, e os cupins subterrâneos. Por isso, sempre que possível, opte por madeira tratada.

O uso de vernizes com alto poder de penetração, e a pintura regular – em geral, as pinturas tem validade de 5 anos – são uma maneira eficiente de se combater cupins. Porém, se a madeira já estiver infestada, a pintura não surtirá efeito, será necessária aplicação de veneno para cupim, e destruir o ninho da infestação.

Durante a primavera, geralmente após a chuva, é comum haverem revoadas de zangões e fêmeas reais, aqueles cupins com asas, que saem de locais infestados. Esses cupins formam casais que iniciarão novos cupinzeiros, aumentando o número de infestações nas redondezas.

Cupim de madeira seca.

São aqueles cupins que se instalam em tábuas móveis e constroem seus ninhos dentro da própria madeira seca, por isso chamados de cupins de madeira seca. São insetos albinos, sensíveis à luz, por isso, seus ninhos costuma possuir aberturas mínimas por onde eles apenas descartam seus dejetos. Comumente se instalam os ninhos em tábuas de vedação, assoalho, ripas, e caibros, e móveis feitos de madeiras brancas. Sua atividade é relativamente lenta, porém como costumam ser bastante discretos, é possível que só perceba-se uma infestação quando ela estiver já em estado avançado.

Cupim subterrâneo.

São considerados o pior tipo de cupim e são extremamente difíceis de serem combatidos, por instalarem seus ninhos sob a terra, e lajes ou frestas entre paredes. Ao contrário do cupins de madeira, o cupim subterrâneo é capaz de abrir caminhos por entre o reboco e massa de assentamento à procura madeira. Não chegam a causar dano estrutural no concreto, mas são capazes de arruinar estruturas em madeiras completamente em apenas alguns meses. Combater este tipo de cupim é extremamente difícil, por construírem ninhos grandes, muitas vezes difíceis de serem alcançados ou removidos. Somente após identificar o ninho é possível acabar com a infestação definitivamente.

Como identificar o Cupim.

Pozinho do cupim

Uma das maneiras mais claras de se identificar uma infestação de cupim de madeira seca é o acúmulo de um pozinho na base de móveis de madeiras, paredes, portas, ou abaixo de forros ou qualquer outra peça de madeira. A cor do pó acumulado é a mesma cor da madeira infestada, já que o pó é uma espécie de serragem da madeira, deixada pelo cupim.

e você achar um ponto da sua casa com esse pozinho, limpe-o e espere até o dia seguinte. Se houver um novo acúmulo de pó, significa que você está lidando com uma infestação ativa de cupim de madeira. O cupim de madeira é um inseto branco, com cerca de dois a três milímetros de tamanho, vive em colônias dento de tábuas, ou peças de madeira.

Cupim subterrâneo

O cupim subterrâneo é uma espécie de cupim muito mais agressiva que os cupins de madeira seca, e se caracteriza principalmente por suas galerias de terra, tuneizinhos que criam para sua passagem nas paredes, e fundações. É a espécie de cupim que cria cupinzeiros, ao contrário dos cupins de madeira seca, que vivem no interior da própria madeira. Apesar de suas diferenças no comportamento, são muito parecidos com os cupins de madeira, exceto que são pretos, e não brancos como seus parentes.

É extremamente importante contratar um serviço de controle de pragas rapidamente para lidar com esse tipo de cupim, já que eles são capazes de criar grandes estragos muito rapidamente.

Rainha cupim e cupins com asas

Os cupins, assim como formigas e abelhas são insetos sociais. Vivem em colônias, com operárias, mas apenas um indivíduo é responsável pela reprodução, o cupim rainha. A rainha é um inseto com proporções muito maiores em relação a um cupim operário comum, é a única capaz de se reproduzir. Ela é fecundada pelos zangões, isto é, os cupins de asas. Esses cupins são ligeiramente maiores que os cupins comuns, e não possuem nenhuma função específica na colônia, a não ser fecundar novas rainhas, que iniciarão uma nova colônia cupim.

Quando há grande incidência de cupins com asa rondando sua casa, certamente você ou um de seus vizinhos está com problema de infestação de cupins. Esses cupins geralmente voam re grandes revoadas depois de chuvas na primavera, ou à noite, durante o verão. Por serem potenciais vetores para novas colônias, é altamente recomendado que sejam capturados antes que formem uma nova colônia de cupins.

Controle de Pragas.

Uma medida importante para manter em dia a sua saúde e a da sua família é manter sempre  o controle de pragas em dia na sua casa. É bem sabido que ratos e insetos como baratas e pulgas são vetores de transmissão de diversas doenças, por isso é essencial que se mantenha o controle dos mesmos por questões de higiene. Além do mais, diversas pragas, como cupins e brocas são motivos de perdas materiais e deterioração de patrimônio. Normalmente o controle de praga é feito por profissionais de dedetização, que matam cupins, ratos, baratas, pulgas e outras pragas através de produtos químicos.



Fonte: dedetizacaodecupins.com