MENU
Página anterior

Você está em:

Home     imprensa

O VERãO E OS INSETOS

    

As atividades dos insetos ficam mais intensas com a chegada da primavera e do verão. Nestas estações,  é comum vermos um aumento das visitas das abelhas e das borboletas aos nossos jardins, trazendo alegria e beleza.

Se por um lado, alguns insetos trazem um colorido todo especial para a primavera e verão, começa também a temporada  dos outros insetos, ocasionando incomodo e prejuízo às pessoas, seja em casa, no campo ou na  praia. Este fenômeno é essencialmente sazonal, relacionado com as variações climáticas da região, principalmente calor e umidade alta, que favorecem o desenvolvimento e reprodução dos insetos.

Formigas, baratas, moscas, mosquitos e cupins são algumas das espécies que mais causam incômodo e prejuízos.

As formigas quando infestam hospitais, podem entrar em contato com bactérias resistentes aos antibióticos levando-as de um lugar para outro, propiciando aumento dos risco de infecção hospitalar e os conseqüentes riscos à saúde.

Em casa, as formigas causam muito incômodo, principalmente quando resolvem visitar nossos alimentos e até nossa cama. Um saquinho com cravo-da-índia é uma solução para afugentar as formigas do nosso açucareiro.

A barata alemã (Blattella germanica) e a barata de esgoto (Periplaneta americana), são as duas espécies mais comuns na área urbana. A barata alemã ocorre com maior freqüência em residências, hotéis e restaurantes. As fêmeas da barata alemã carregam uma cápsula, denominada ooteca, no final do abdome, a qual contém os ovos.     

Ela carrega esta ooteca até o momento em que as ninfas (baratas jovens) estão prestes a nascer. A barata de esgoto libera a ooteca um dia após esta ser formada, sempre em locais protegidos. O papel efetivo das baratas como transmissoras de doenças ainda não é bastante claro, porém existe uma série de organismos patogênicos comprovadamente associados a esses insetos, como bactérias, fungos, helmintos, protozoários e vírus. 

Quando a infestação é baixa, é recomendado fazer o manejo do ambiente, através das seguintes medidas: ensacar corretamente o lixo, não deixar alimento exposto, panelas sujas dentro do forno, sobre o fogão e dentro da pia. 

A limpeza periódica de armários de cozinha, a vedação de frestas e o cuidado com infiltrações podem prevenir uma grande infestação por baratas. Caso o número desses insetos no ambiente seja alto, deve-se chamar uma empresa de desinsetização idônea. Algumas iscas comerciais são bastante eficientes para o controle das baratas.

Os mosquitos, mais conhecidos por pernilongos, têm hábitos crepusculares e noturnos, também nos causam grande incômodo e podem transmitir doenças. Eles desenvolvem-se em 4 fases: ovos, larvas, pupas e adultos. As três primeiras fases ocorrem na água e a última no meio terrestre.

Algumas espécies são vetores de doenças que podem ser fatais ao homem, como o dengue e a febre amarela. Para prevenir a criação destes insetos, deve-se evitar água acumulada em pratos de vasos, pneus além de outros recipientes, assim como manter a caixa d´água bem fechada. Para evitar a picada, recomenda-se fechar as janelas logo ao entardecer e utilizar mosquiteiros ou métodos  químicos, tais como protetores elétricos, que ligados no quarto algumas horas antes de dormir são bastante eficientes. Velas de citronela são repelentes naturais desses insetos e têm eficiência satisfatória.

As moscas são outro grupo de insetos indesejados, pois elas pousam em todo lugar e contaminam alimentos. 
As moscas adultas por freqüentam o lixo depositam ali seus ovos, sobre carcaças e restos de alimento.

Estes substratos servem de comida para as larvas. Telas nas janelas e portas, que devem ter mola para evitar que fiquem abertas, são muito eficientes para evitar que entrem no ambiente doméstico. 

Quanto aos cupins, é nesta época, que acontecem as revoadas, comumente atraídos pela iluminação das ruas.

A revoada é conhecida pelo público em geral, quando há verdadeiras nuvens de cupins (então chamados de siriris ou aleluias) voando em torno de pontos luminosos.

É durante a revoada que os pares se formam, ou no vôo ou no solo. Já no solo, ocorre a perda das asas e o par inicia um comportamento chamado de “tandem”, quando um segue o outro tocando-o no final do abdome, com as antenas. O casal começa então a procurar um local favorável, para iniciar um novo ninho. Aí estabelecidos, ocorre a primeira cópula. O casal deverá ficar junto até o final da vida, mas pode ocorrer substituição, em caso de morte de um deles.

Os cupins são insetos conhecidos por nós pelo hábito de se alimentarem preferencialmente de celulose, atacando por esta razão papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer outro material derivado deste composto (polímero). A descoberta da infestação por cupim, normalmente se faz muito tarde, ou seja quando o móvel ou objeto estiver totalmente danificado.

Uma forma de evitar a infestação é manter a casa totalmente fechada, quando perceber a revoada dos cupins. Quando detectar um móvel infestado, se o cupim for o do tipo de madeira seca, alguns cupinicidas de uso livre poderão ser eficazes. No caso de uma infestação alta, recomenda-se sempre a contratação de uma empresa especializada.

Finalmente, as famílias ao irem às praias , além dos cuidados com a pele, a alimentação e com a desidratação, deverá estar atento a outros riscos para sua saúde.

Um passeio à praia pode significar incômodo se a pessoa não cuidar com o bicho-do-pé. Oficialmente conhecido por Tungiase, é uma das infecções cutâneas mais freqüentes no verão.

Trata-se do alojamento da pulga feminina de nome científico Tunga penetrans, que se aloja na pele para se alimentar do sangue e pôr ovos. Instala-se geralmente próximo à unha do pé, mas pode se hospedar em qualquer parte do corpo. Os principais sintomas da infestação são: leve coceira local, que pode evoluir para úlceras dolorosas, que culminam com freqüência em infecções secundárias e Inchaço local.

Para o tratamento deve-se procurar um médico para a remoção do bicho-do-pé, que poderá indicar, se necessária, a utilização de antibióticos, além da vacinação contra tétano. 

A prevenção se dá através da utilização de calçado sempre que estiver em locais que podem estar infectados, tais como a proximidade de chiqueiros e currais.



Fonte: www.pragas.com.br